Emitir som para o SL (tutorial para Djs, Músicos, Radios etc... )

Posted by Gutto Smithson On quinta-feira, 8 de julho de 2010 0 comentários

Resolvi postar esse tutorial de como emitir som para o Second Life, 
após muita gente ficar me perguntando, apesar,  sou Dj neh!
Muitos dos utilizadores do Second Life, certamente já presenciaram alguma vez eventos de música ao vivo ou actuações de DJ’s , rádios ou outro tipo de emissões áudio no Second Life.
São aos milhares as festas em clubes, concertos de música ao vivo ou emissões de radio online, que decorrem nas parcelas de terreno Virtual do SL. Este Mundo Virtual, encontra-se dividido em quadrados de 64 k – os sims ou regiões. Cada região pode ser subdividida em inúmeras parcelas de terreno. A cada uma destas parcelas de terreno, pode estar associado um canal de audio (stream), o qual pode ser configurado e alterado de acordo com o que se pretende que seja o som de fundo dessa parcela.
No mundo Second Life há inúmeros tipos de som. Sons presentes no mundo e emitidos pelos avatares ou sons de voz (voice” emitidos pelos microfones dos utilizadores essencialmente para comunicação. Mas quando se trata de eventos de música ao vivo ou actuações de DJ nu clube, torna-se necessário recorrer ao streaming da parcela de terreno, como forma de fazer chegar em directo, um canal de som de alta qualidade a todos os ouvintes presentes na parcela nesse momento.
O que é necessário para emitir para o Second Life?
Um músico ou um DJ que pretenda actuar no Second Life precisa de fazer algumas configurações simples, e deverá ter alguns pormenores em atenção.
1 – Em primeiro lugar, deverá familiarizar-se com a utilização de algum software próprio para tocar, actuar ou simplesmente codificar o som, que vai emitir para o SL.
Existem diversas ferramentas, algumas profissionais, outras mais amadoras, umas mais caras e comerciais, e outras livres para qualquer um usar.
Destaco algumas como “WinAmp” ou “Nicecast” para utilizadores de Mac, “SimpleCast” ou “SAM Party DJ” ou o “Virtual DJ”. Existem muitas outras e tudo depende das necessidades do músico, DJ ou estação de rádio. Não iremos aqui ensinar a utilizar estas ferramentas, mas sim a configurá-las para emitir em directo para o SL.O leitor deverá usar os diversos tutoriais disponíveis para cada uma delas, de acordo com as suas necessidades e experiência.
Iremos mais à frente, nesta página dar especial atenção à configuração do “Winamp” e do “Virtual DJ”, embora todas as outras tenham uma configuração muito semelhante para a emissão áudio para o Second Life.
2 – Outra coisa que é necessário ter, é um servidor de streaming que se irá encarregar de distribuir para todos os ouvintes, o som produzido e codificado pelas verramentas referidas no ponto 1. Esse servidor irá fornecer um endereço que depois será colocado na parcela de terreno do Second Life. Mais à frente irei explicar como obter e configurar de forma simples este endereço de streaming.
3 – Obviamente que também será necessária uma parcela terreno no Second Life ou acordo com um dono dessa parcela para que ele coloque, o endereço referido no ponto 2.
4 – Há que ter em atenção que para emitir ao vivo em em directo, é necessário ter uma boa ligação à net descongestionada, e com bastante largura de banda em upstream. Caso a largura de banda não seja suficiente, o emissor terá de baixar um pouco a qualidade da codificação do som, para que seja emitido sem cortes nem soluços.
Comecemos pelo ponto 3:
Criar um servidor de streamig, é uma tarefa algo complicada que requer uma ligação à rede com qualidade de um “Service Provider”. O servidor tem de ter capacidade suficiente para distribuir o som por uma grande quantidade de ouvintes. Pode-se por isso alugar o servidor já configurado pelos profissionais e isso dará acesso a um endereço, uma porta de ligação e uma password para efectuar a ligação. Existem diversos servidores Shoutcast ou Icecast e diversos providers a fornecer esse serviço para o Second Life. Normalmente aluga-se por um dia, uma semana ou mesmo mês, e fica-se com o streaming permanentemente disponível.
O PT-Code criou um serviço inovador que além de ser único, é o mais barato, e especialmente pré-configurado para as características do Second Life. Ao contrário do que é normal, este serviço pode ser utilizado até um período mínimo de meia hora, não sendo obviamente necessário pagar um dia inteiro. 
A configuração do servidor é a mais simples possível. Basta chegar perto de um painel em Portugal Lisboa no Second Life  e com o botão direito do rato pagar o valor correspondente ao tempo que se pretende alugar o servidor. O tempo começa a contar a partir desse instante.
a1
Receberá de imediato uma mensagem Instantânea como mostra a seguinte imagem, onde consta a hora de início e a hora de fim em fuso PDT. O porto de ligação, o endereço e a password respectiva.
al2
Para associar o endereço de streaming à parcela de terreno no second Life, basta  ter as permissões para tal, e fazer duplo-click sobre o nome da parcela na barra superior, escolher o separador Midia, e preencher o endereço na caixa “Music URL”.
musicurl
Um dos softwares, mais simples de usar para emitir em directo para o Second Life, é o “clássico dos primórdios do mp3″ chamado  WinAmp. Pode ser descarregado em http://www.winamp.com/
wp1
É também necessário um plugin SHOUTcast Radio DSP para o WinAmp que permitirá enviar a emissão para o servidor Shoutcast. Pode ser descarregado em http://www.shoutcast.com/download
Em seguida no menu “options” do Winamp, escolher “preferences”, e na secção “plug-ins”, clicar sobre “DSP/Effect” como mostra a próxima imagem.
wp5
Clicando em “Nulsoft SHOUTcast Source DSP” irá aparecer a Janela do SHOUTcast como mostra a imagem seguinte.
No separador “Output” é onde se coloca o endereço do servidor, a porta e a password, tal como mostra a próxima imagem.
wp2
No separador “encoder” seleccionar “mp3″ no tipo e em “encoder settings”, é onde se configura o tipo de codificação. Há que ter em atenção que se a largura de banda em upload não for muito elevada, taxas muito elevadas de kbps não irão funcionar correctamente. 96 será um valor perfeitamente aceitável numa emissão para o SL
wp3
No separador “Input” escolhe-se Winamp  ou Soundcard, conforme se pretenda enviar som a partir do winamp ou enviar todo o som audível na placa de som, como por exemplo entrada de voz pelo microfone ou outra.
wp4
Logo que esteja tudo configurado, voltar ao separador output e clicar em “Connect” para começar a emissão.
Todos os avatares que entrarem no terreno irão agora ouvir a emissão desde que tenham o som ligado nos seus viewers do SL.
Outro dos softwares muito utilizados, especialmente por DJ’s, é o “Virtual DJ”. Trata-se de um software comercial mais virado para actuações em clubes. Pode ser usado com diversas “skins” tal como mostra a figura em baixo. As opções necessárias para configurar a emissão aparecem em diferentes posições, dependendo da “skin” escolhida. Aqui ilustramos algumas das principais.
vd600
Primeiro clicamos na opção “record” ou “rec”, assinalada pela posição 1. Em seguida clicamos em “broadcast”, assinalado pela posição 2, para indicar ao programa, que queremos configurar o envio do som por “broadcast”. Clicando em “config” na posição 3, irá aparecer a janela da imagem seguinte, onde iremos configurar as opções de envio para o servidor “shoutcast”.
dj5
Escolhemos as opções pretendidas, bem como o endereço, porta e password que foram fornecidos para ligação ao servidor, de forma semelhante ao que se pode ver na imagem.
Finalmente clicamos em “Start Recording” na posição 4 da janela principal do “Virtual DJ”, para iniciar a emissão.
Todos os avatares que entrarem agora no terreno irão ouvir a emissão desde que tenham obviamente o som activado.
tirei esse tutorial do site; PT-CODE.com

0 comentários:

Postar um comentário

comtente: